Projetos de Telecom

O que é cabeamento estruturado?

É a rede composta de cabos e dispositivos por onde circulam os sinais de dados, voz e vídeo dos sistemas de informação, telecomunicações e controle nas edificações comerciais, industriais ou residenciais.

O cabeamento estruturado faz a comunicação entre os servidores (que armazenam dados e sistemas de TI) e as estações de trabalho ou os terminais periféricos da rede.

Portanto, o cabeamento integra, em uma só rede, todos os sistemas administrativos de uma empresa. Como, por exemplo:

Embora esses sistemas possam ser estruturados separadamente, cada um com um cabeamento próprio, a integração de todos eles numa única infraestrutura oferece inúmeros benefícios.

O que é cabeamento estruturado?


Implantar um projeto de cabeamento estruturado traz diversas vantagens operacionais, tanto imediatas quanto a médio e longo prazo.

Entre os benefícios imediatos estão o aumento do desempenho na transmissão de dados e a segurança da rede.

A longo prazo, a implantação do cabeamento estruturado resulta em custos reduzidos de mão de obra e instalação, simplificando a detecção de erros na rede, agilizando manutenções e expansões futuras, e facilitando a aquisição, identificação e controle de cabos.

Além disso, permite a unificação de vários serviços em um só cabeamento, suportando o tráfego multimídia e proporcionando maior longevidade ao sistema de cabeamento, enquanto melhora o aspecto visual do ambiente.

Etapas do projeto de cabeamento estruturado

O projeto de cabeamento estruturado para a instalação de uma infraestrutura de rede é constituído de um conjunto de documentos. Entre eles: plantas baixas, planilhas de custos e memorial descritivo informando os requisitos dos materiais e equipamentos necessários, além de como será executada a rede.

Veja como funciona as etapas na Prática

FASE 1: Coleta de Dados (Checklist)

A etapa preliminar de conversas com o cliente visa definir os requisitos da instalação de cabeamento estruturado, apresentando as opções disponíveis no mercado e considerando as características arquitetônicas do local de implantação, incluindo espaços para salas de equipamentos e conformidade com normas específicas, como em ambientes de salas limpas em indústrias ou hospitais. Durante essa fase, são também identificados os sistemas de controle que serão integrados ao projeto, como CFTV, TV, internet, som, interfone, alarme e telefone, entre outros, para serem incorporados no mesmo cabeamento.

FASE 2: Cálculos e planta baixa do projeto de cabeamento estruturado

Na segunda etapa do projeto de cabeamento estruturado, são calculados e desenhados os requisitos da infraestrutura da rede para atender os sistemas definidos, considerando o número de pontos de recepção de informações, a localização dos equipamentos da rede, a quantidade e localização dos backbones, os armários e salas de telecomunicações, a topologia da rede, a presença de cabeamento vertical, o diâmetro e traçado das tubulações, os pontos de entrada do cabeamento externo, e o tipo de cabo a ser utilizado.

FASE 3: Memorial descritivo

O memorial descritivo do projeto de cabeamento estruturado contém a descrição detalhada da infraestrutura a ser executada, incluindo:

FASE 4: Planilha de materiais e custos do projeto de cabeamento estruturado

Nesta etapa, é realizada a elaboração da planilha com a quantidade de cabos, equipamentos passivos, backbones e demais dispositivos necessários para o projeto de cabeamento estruturado. Com base nesses cálculos, é feita uma estimativa dos custos de implantação da rede. Geralmente, a instalação de redes de cabeamento estruturado apresenta um custo inicial mais elevado, porém proporciona economia a médio e longo prazo. A escolha dos cabos e a definição da topologia da rede são aspectos fundamentais que influenciam significativamente nos custos do projeto.

FASE 5: Execução da obra

A instalação da rede de cabeamento estruturado requer mão de obra qualificada devido à sensibilidade dos equipamentos de telecomunicações e dos cabos, especialmente os de fibra ótica. Em muitos casos, são necessárias adaptações na infraestrutura arquitetônica da edificação, como instalação sobre forro rebaixado, sob piso elevado ou até mesmo quebra ou construção de paredes para calhas e eletrodutos. Ademais, em ambientes como salas limpas, o cabeamento muitas vezes precisa ser embutido. Recomenda-se a contratação de uma empresa de engenharia elétrica multisserviços, como a EVERSEC, capaz não apenas de implantar o cabeamento, mas também de realizar reformas e adaptações civis necessárias ao projeto.

FASE 6: Projeto as built

O último passo em um projeto de cabeamento estruturado é a elaboração do “as built”, que registra precisamente a situação final da infraestrutura após a execução da obra. Esse registro é essencial para futuras manutenções ou alterações, especialmente quando o planejamento original foi modificado durante a execução da rede ou não há registros anteriores da infraestrutura instalada. O “as built” depende do acesso às plantas e ao projeto original, servindo como base para demonstrar as alterações realizadas. Dada a rápida evolução das tecnologias, torna-se cada vez mais importante para permitir adaptações frequentes nas redes de telecomunicações.

Receba um orçamento da nossa equipe.

Converse com um de nossos especialistas e se assegure contra incertezas quanto ao fornecimento de energia..

Evite multas por software pirata! Controle as licenças de software dos seus dispositivos.

 

Antecipe problemas de hardware, agindo na manutenção/troca do dispositivo antes que ele pare de funcionar.

 

Saiba a localização física dos dispositivos da sua empresa (notebooks e desktops)

Compartilhe arquivos com diversos setores da sua empresa, com segurança e rapidez

Aumente a produtividade da sua empresa e evite problemas legais bloqueando sites e aplicativos indesejados., como sites pornográficos e redes sociais.

O firewall é a primeira camada de proteção da sua rede. Ele monitora todo o trafego que entra e sai da sua rede, podendo bloquear acessos conforme a política de segurança da empresa.